Linha do Utente: 1715  PROASME: +258 84 330 7602

PR inaugura estrada Roma-Negomano e anuncia requalificação da N1

  • Publicado em ago 05, 2023.

O Presidente da República, Filipe Nyusi, inaugurou, no dia 4 de agosto de 2023, a Estrada Regional 1251, Mueda-Negomano, no seu troço entre Roma e Negomano, na província de Cabo Delgado. A estrada R1251 tem uma extensão total de 170 quilómetros e o troço inaugurado pelo Chefe de Estado tem 70 quilómetros. No entanto, no mesmo dia, Filipe Nyusi lançou a primeira pedra da segunda fase da obra, que incluía os troços Mueda-Nambungale, com 70 km, e Nambungale-Roma, com 35 km, que depois de concluída permitirá a ligação entre melhor a cidade de Pemba, capital da província, e fronteira com a Tanzânia.

PR Roma Negomano (10).jpeg

A R1251 é uma estrada inserida no Corredor de Desenvolvimento de Mtwara, que liga os Portos de Pemba e Mtwara, localizados nas Províncias de Cabo Delgado e Lindi, em Moçambique e na Tanzânia, respetivamente, atravessando o Rio Rovuma através da Ponte da Unidade, aberta ao pública em 2010. O asfaltamento dessa via põe fim ao sofrimento da multidão, que enfrentava inúmeras dificuldades para trafegar na via, principalmente na época das chuvas, com casos em que precisavam se apoiar em cordas para passar de uma margem a outra da os rios da área para evitar o arrasto. As obras de revestimento da estrada foram financiadas pelo Governo de Moçambique e pelo Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), que desembolsaram mais de 38 milhões de dólares, equivalentes a mais de dois milhões de meticais. No seu discurso inaugural, proferido na aldeia de Ninga, o Presidente da República disse que a estrada é de capital importância, não só para Moçambique, mas também para a vizinha Tanzânia, pois vai sustentar a economia dos dois países e áreas circundantes , facilitar as trocas comerciais e melhorar o sistema de transporte de pessoas e mercadorias, além de aumentar a promoção das atividades agrícolas, faunísticas, florestais e turísticas da região. O Chefe de Estado destacou a importância da conservação da estrada, sobretudo tendo em conta os eventos extremos, como cheias e ciclones, que o país tem enfrentado, além de destacar os esforços em curso para a reabilitação da Estrada Nacional Número Um (N1), com planos para iniciar os trabalhos em maio de 2024, de acordo com o Plano Quinquenal do Governo. Na mesma ocasião, o PR anunciou que a N1 vai ser requalificada, estendendo-se a sua extensão desde a Ponta D`Ouro, no extremo sul, até Negomano, na fronteira com a Tanzânia. Desta forma, a espinha dorsal do país aumentará dos atuais 2600 para 3078 km. Recomendou aos automobilistas que respeitem os limites de velocidade estabelecidos e as zonas de proteção ao longo da via, constituídas por 7 metros de faixa de rodagem e 1,5 metros de berma de cada lado, recordando a importância da conservação da fauna da região. O governador provincial, Valige Tauabo, disse que a “forte ligação” entre os povos de Moçambique e da Tanzânia impõe a melhoria das nossas infra-estruturas para facilitar a interacção.

Outras (3).jpeg

Acrescentou que a conclusão da primeira fase da estrada deixa a província orgulhosa e gera esperança de continuar a trabalhar para o desenvolvimento de Cabo Delgado. Segundo o governador, a população agradece e espera o arranque efectivo das obras da segunda fase da estrada, que deverá ligar a vila de Mueda à vila de Roma, numa extensão de 105 quilómetros. Por sua vez, o representante do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) no país, Cesar Augusto Mba Abogo, elogiou as excelentes relações entre a sua instituição e o Governo, lembrando que foi graças a isso que se conseguiu o financiamento para estes primeiros 70 quilómetros. Apontou ainda o envolvimento directo do Presidente da República na definição da estratégia do BAD para Moçambique, recentemente aprovada e que tem a área dos transportes como centro de implementação. O representante do BAD acrescentou ainda que em 2019 e 2022, o Conselho de Administração do Banco Africano de Desenvolvimento aprovou um subsídio adicional no valor total de 100 milhões de dólares. Este financiamento destina-se à construção de um troço de estrada de 35 quilómetros entre Nambungale e Roma e outros 70 quilómetros de Mueda a Nambungale, cujas obras foram lançadas oficialmente pelo Presidente da República.

scamscamscamscamscamscamscamscamscamscamscamscamscamscam