Sector de Estradas fundamental para integração regional
-
Publicado em jul 02, 2023.
O Sector de Estradas joga um papel preponderante na integração económica regional e continental pelo que precisa de melhorar o seu desempenho para que o País consolide o seu papel neste processo.
O facto foi reiterado por Ângelo Macuácua, Presidente do Conselho de Administração do Fundo de Estradas, FP (FE, FP), falando em Maputo na celebração do 23 de Junho, Dia Internacional da Função Pública.
“A nossa tarefa de mobilizar recursos para construir, reabilitar e manter estradas tem um papel a jogar neste processo de integração económica regional e continental. Estamos a fazer o nosso trabalho. Não é ainda um trabalho perfeito pelo que devemos continuar a aprimorá-lo cientes de que a sociedade agradece todo esforço do funcionário público moçambicano que está no Sector de Estradas”, disse o responsável máximo do FE, FP.
Ângelo Macuácua acrescentou que o FE, FP está a desdobrar-se de forma a que as estradas promovam o comércio nacional, regional e continental, o desenvolvimento das indústrias e de todas as acções enquadradas na integração económica da Comunidade de Desenvolvimento de África Austral e de todo o continente.
Na sua alocução, o PCA do FE, FP recordou que “para nós sermos competitivos e afirmarmo-nos no mercado regional e/ou africano devemos também olhar para as nossas vantagens naturais, aquilo que já temos e pode ajudar-nos a produzir mais e se calhar sem precisar de grandes investimentos”.
Nisto, citou como exemplos as áreas da energia, recursos hídricos, agricultura e turismo, destacando que o País conta como uma extensa linha de costa com excelentes praias, sol e outros atractivos para diversos extractos de turistas.
No entanto, disse que o País precisa também de políticas consistentes, instituições fortes que funcionem de forma independente e de uma liderança que permita e facilite uma visão de desenvolvimento e promova a implementação de projectos estruturantes.
Disse ainda ser fundamental ter uma administração pública que funciona e que possa responder as necessidades de apoio que sector privado precisa para o desenvolvimento do País.
As comorações do Dia da Função Pública no FE, FP foram marcadas por uma palestra com o tema “O sucesso da Zona de Comércio Livre Continental Africana (ZCLCA) requererá uma Administração Pública africana ajustada ao seu propósito para ser bem-sucedida”.
A palestra foi proferida por Agunias Macie, Especialista do Ministério da Indústria e Comércio.
Nas celebrações foram ainda premiados os funcionários que se destacaram no ano 2022, nomeadamente Elisa Wale, Dorothy Cosme, Teresa Pambe, Leonardo Nhanala e Salomão Dima.